Integra Guandu

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DO PMMA

A finalidade do monitoramento é acompanhar a implementação das ações e os resultados alcançados para saber se o PMMA está atingindo seus objetivos de conservação e recuperação da Mata Atlântica. Na figura abaixo podemos observar como se relacionam os temas do monitoramento (MMA, 2017):

Para respondermos estas perguntas, necessitamos de informações, portanto, é necessário acompanhar o desenvolvimento das atividades ao longo do tempo e transformar as informações obtidas sobre o andamento, seja nas atividades realizadas, ou nos resultados atingidos em “indicadores”. Estes indicadores são informações, quantitativas ou qualitativas, que nos mostram uma visão da situação real, ou seja, os indicadores são uma das formas de enxergarmos e “traduzirmos” a realidade. Recomenda-se que sejam utilizados indicadores quantitativos, sempre que possível, pois geralmente são mais objetivos. A identificação de recursos para o monitoramento é essencial, assim, para este planejamento, pode ser útil o diagnóstico da capacidade de gestão (terceira dimensão).

O Roteiro metodológico indica alguns recursos que precisam ser garantidos como: – Pessoal disponível; – Equipamentos e transporte para visitas a campo, quando necessário; – Equipamentos de sensoriamento remoto, se for esse o método escolhido; – Equipamentos de informática compatíveis com os métodos de monitoramento escolhidos; – Recursos para divulgação dos resultados, como internet, gráfica ou contatos na mídia. Recomenda-se que seja produzido um relatório anual do andamento das ações, facilitando demonstrar os progressos e as dificuldades para a gestão estratégica do PMMA.

O Roteiro Metodológico oferece algumas sugestões de conteúdo deste relatório anual, tais como: Resumos das ações realizadas, com créditos a instituições e pessoas envolvidas; Resultados de indicadores do ano atual (e quando pertinente dos anos anteriores), com a indicação das metas; Discussão dos resultados quanto aos objetivos e metas atingidos ou não atingidos, de modo a planejar as mudanças e melhorias necessárias para o próximo ano ou também para uma futura revisão do PMMA. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *