O curso de Elaboração do Plano de Ação para o PMMA (Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica) ocorreu no mês de julho de forma presencial nos municípios de Mendes, Paracambi e Seropédica, cada qual sediou a formação de seu respectivo lote:
Lote I – Seropédica, Queimados, Itaguaí e Mangaratiba;
Lote II – Rio Claro, Paracambi, Japeri e Piraí;
Lote III – Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Barra do Piraí
Com o intuito de capacitar os atores envolvidos de cada município, o Curso de Plano de Ação apresentou os conteúdos de forma teórica e prática, para trazer a base sobre os assuntos, e a interatividade proporcionou o envolvimento ativo dos participantes no decorrer da aula. A interatividade foi realizada por meio de dinâmicas em grupos.
O curso apresentou também uma abordagem prática ao propor as atividades complementares à distância a serem realizadas pelos Grupos de Trabalho de cada município. Tais atividades foram divididas em dois momentos:
- “Pré-curso”: os Grupos de Trabalho receberam um documento com orientações para elaborar os objetivos específicos para o PMMA. Com intuito de promover a participação ativa dos Grupos de Trabalho durante o curso, cada GT pôde apresentar os objetivos específicos elaborados.
- “Pós-curso”: os Grupos de Trabalho receberam um documento com orientações para dar seguimento ao planejamento do PMMA, com o objetivo de elaborar a estrutura hierárquica e dar início a construção da Matriz do Plano de Ação, a qual foi consolidada.