Integra Guandu

DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

Hoje comemoramos o dia da Mata Atlântica, bioma que representa 15% do território brasileiro, ocorrendo ao longo da costa (do Piauí ao Rio Grande do Sul), abrangendo 17 estados brasileiros e estendendo-se continente adentro nas regiões sul e sudeste, chegando à Argentina e ao Paraguai. Essa região concentra 70% do PIB nacional e é onde habitam 72% dos brasileiros. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo (SOS MATA ATLÂNTICA).

A Mata Atlântica é uma das áreas mais ricas em biodiversidade, porém também uma das mais ameaçadas do planeta. Devido à sua importância, é reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO e como patrimônio nacional pela Constituição de 1988. O monitoramento realizado nesse bioma revela que hoje restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente (chamados de remanescentes florestais), sendo de extrema necessidade a proteção e a recuperação de áreas de floresta, além do fortalecimento da legislação existente (SOS MATA ATLÂNTICA, 2021). A Mata Atlântica também possui uma riqueza socioambiental, com diferentes populações tradicionais, que mantêm vivas suas culturas e histórias.

Em termos de biodiversidade, estima-se que habitam a Mata Atlântica cerca de 20.000 espécies vegetais e, com relação à fauna de vertebrados, há um registro de 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. Muitas dessas espécies são endêmicas ou estão classificadas com algum grau de ameaça de extinção (MMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *