Integra Guandu

ITENS IMPORTANTES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO

Uma habilidade muito importante a ser desenvolvida é saber elaborar um bom projeto. Dessa forma, será apresentado a estrutura básica de um projeto, contendo dicas e reflexões oportunas a serem levadas em consideração em cada uma das etapas de elaboração. De maneira geral, um projeto é constituído dos seguintes itens:

Entretanto, é importante salientar que cada edital (exemplos
vistos no tópico Fontes de Captação de Recursos) possui um modelo próprio a ser
enviado, mas no geral, os tópicos exigidos são muito semelhantes, com algumas
adaptações. Veremos as descrições de cada um destes tópicos, a seguir:

1. Título: é a última parte a ser pensada, exprime a ideia central do projeto e o ideal é não ser muito longo e ser atrativo;

2. Resumo: é a última parte a ser escrita para evitar divergências com o conteúdo elaborado, exprime a ideia central do projeto, com informações essenciais para a
compreensão do leitor;

3. Introdução / Apresentação: É uma das últimas partes a ser escrita, expõe o tema de investigação, por meio de uma revisão bibliográfica em dados secundários;

4. Justificativa:
apresenta as contribuições que o projeto irá gerar. Para elaborar este item, pode-se refletir: (i) Quais as razões para realizar o projeto? (ii) Qual é o meu problema? (iii) Qual o desafio e a capacidade de resolver o problema? (iv)
Como o resultado do projeto resolve o meu problema;

5. Identificação do público-alvo: a quem se destina o projeto? Quem são os beneficiários diretos e indiretos? Qualificar e quantificar;

6. Objetivo Geral:
é a ação principal a ser realizada, ou seja, o que se quer alcançar. É a primeira etapa a ser elaborada. Deve ser claro e simples. Sempre começar com um verbo no infinitivo. Ex.: Implementar o PMMA do Município.

6.1. Objetivos Específicos: são ações que contribuem para o alcance do objetivo geral, também devem ser iniciados com o verbo no infinitivo. Exemplos a partir do objetivo geral acima: 

   1. Fortalecer corpo técnico das Prefeituras com
capacitações continuadas;

   2. Produzir mudas para conectar os fragmentos
remanescentes de Mata Atlântica no município; 

   3. Fortalecer os conselhos municipais através de capacitações sobre o papel do conselho;

   4. Atualizar os planos de manejo das UC municipais; 

   5. Gerar alternativas de renda para pequenos produtores rurais, através da produção de polpa de frutas regionais;

   6. Desenvolver capacitações sobre Turismo de Base Comunitária.

7. Procedimentos Metodológicos: é a descrição do passo a passo, das técnicas para a execução das atividades. Como eu atinjo os objetivos específicos? Apresenta-se o embasamento teórico da metodologia utilizada e pode-se incluir os materiais que serão utilizados;

8. Resultados Esperados: revela o que se espera alcançar com os objetivos atingidos. São os produtos dos objetivos do projeto. Associado ao resultado esperado, estão as
metas, as quais, no geral, são quantitativas e com prazos estabelecidos;

9. Avaliação: é um processo constante de revisão do projeto, que oportuniza traçar ações corretivas, se necessário. Importante definir procedimentos, por exemplo, quais
os meios de verificação e indicadores que serão usados para saber se os objetivos foram alcançados. A avaliação é norteadora dos próximos passos, se o projeto pode seguir, se deve ser repensado, se pode ser replicado. Pode-se
aplicar o Ciclo PDCA nesta etapa do Projeto;

10. Cronograma de Realização: permite a organização e acompanhamento do status das ações desenvolvidas. Elabora-se uma tabela contendo as ações/atividades e o período
de desenvolvimento de cada;

11. Cronograma Físico-Financeiro: descrição de todos os custos do projeto, incluindo materiais permanentes, pagamentos da equipe/terceiros, equipamentos, gastos com
campo, viagens, administrativo. É uma das etapas mais trabalhosas. Quando se elabora um cronograma físico-financeiro, é importante sempre calcular uma porcentagem extra no valor, considerando possíveis alterações de valores, por conta da inflação;

12. Referências Bibliográficas: descreve-se todas as referências que basearam a escrita do projeto, livros, artigos científicos, site. Deve-se seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

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