Você sabe a origem do nome do rio Guandu?
Algumas pessoas acreditam que próximo à região onde nasce o rio Guandu, próximo de Sepetiba, existia uma grande quantidade de uma espécie de feijão, o feijão-guandu, e por este motivo, o rio teria recebido o nome Guandu.
O feijão-guandu é um alimento de origem africana. No Brasil ele é bastante cultivado na região central e pode ser muito encontrado nos quintais das casas, pois pode substituir a ervilha e seus grãos secos podem ser servidos da mesma maneira que o feijão. É também um importante aliado da agricultura, pois serve como adubo verde. Auxilia na alimentação do gado e mantém os pastos com alta produtividade.
Entretanto, existe outra explicação: Considerando que existem outros rios ou localidades no Brasil com o nome Guandu, como na Bahia e no Espírito Santo, em que não existe uma associação direta com o feijão-guandu, outra hipótese pode ser considerada.
Guandu é uma palavra de origem africana. O nome vem do dialeto quimbundo Ngandú, que significa crocodilo, jacaré. Acredita-se que a bacia do rio Guandu, assim como vários rios de outras partes do Brasil, apresentava grandes populações de jacarés. Assim, os angolanos trazidos para o Brasil, ainda no período imperial, começaram a chamá-los de Gandú. Portanto, o nome do rio teria sua origem associada à presença marcante desse réptil, e a palavra Ngandú teria coerência com a derivação do nome.
Esse seria um caso raro em que um rio brasileiro receberia o nome de origem africana, considerando que a grande maioria dos rios do país receberam nomes de origem indígena ou portuguesa.