Integra Guandu

PRESSÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA RH GUANDU

#TBT

A Região Hidrográfica II (RH II) merece destaque devido à grande vulnerabilidade ambiental em que se encontra o maior manancial de abastecimento público de água do estado do Rio de Janeiro, o rio Guandu.

Além das diversas pressões identificadas na região, o contexto socioambiental em que a RH Guandu está inserida faz com que esta bacia seja bastante suscetível a eventos hidrológicos extremos, como deslizamentos de terra, inundações e assoreamento de canais e reservatórios. A remoção da mata ciliar na margem dos rios, as mudanças no uso da terra, em especial a retirada de fragmentos vegetais, o aumento populacional e ocupação de encostas, tendem a potencializar as condições críticas desses eventos extremos.

Ressalta-se ainda que a RH Guandu possui uma das piores redes coletoras de esgotos, com apenas 38% da população atendida.

A qualidade da água para consumo humano é impactada diariamente pelos efluentes domésticos e industriais lançados, na maioria das vezes sem qualquer tipo de tratamento, nos corpos hídricos da bacia hidrográfica. Isso é agravado principalmente nas áreas urbanizadas e locais de menor volume de vazões.

💧 A maneira eficaz de garantir a disponibilidade e qualidade hídrica na RH II no longo prazo é através do planejamento de ações de racionalização de usos da água, redução da poluição dos rios que formam a bacia, preservação e recuperação de suas matas ciliares, assim como, redução de perdas nos sistemas de abastecimento público, que atualmente chega a 30%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *