Confira o depoimento do Paulo Garcia da Silva, Fiscal Ambiental, sobre o município de Japeri/RJ.
Como era tratada a conservação da Mata Atlântica antes da elaboração do PMMA?
Japeri desde 2014 com a implementação da fiscalização ambiental no município começou a pensar de forma mais voltada para identificar as áreas com potencias de conservação, tanto que em dezembro de 2016 foram criadas 7 das 10 unidades de conservação existentes no município. Outro ponto importante foi a implementação das áreas de conservação ambiental na atualização do plano diretor de 2019.
Qual a participação e importância do Comitê Guandu na elaboração do PMMA para o município?
O Comitê Guandu foi um dos fatores primordiais para a elaboração do PMMA, pois a discussão surgiu em suas câmaras técnicas e logo foi abraçado pelo grupo técnico de infraestrutura verde e de lá foi o que gerou todo o resultado de hoje.
O processo de construção do PMMA de Japeri já gerou algum ganho para o município?
O processo de construção do PMMA de Japeri contribuiu com a qualificação técnica dos profissionais da Prefeitura de Japeri e auxiliou na construção de novas reflexos sobre o território municipal.
Quais oportunidades atuais e futuras o PMMA de Japeri pode trazer aos japerienses?
O PMMA auxiliará na organização e gestão do território, que por sua vez já gera um impacto direto na vida dos japerienses.
De que maneira os municípios vizinhos podem auxiliar na construção do PMMA de Japeri?
Os municípios vizinhos são de suma importância para a construção e consolidação de um PMMA forte em Japeri, pois a integração entre os mais próximos como Queimados, Nova Iguaçu, Paracambi e Seropédica que possuem demandas muito próximas das de Japeri, possibilitam que tracemos estratégias em conjunto para a criação de programas integrados que levem a ações integradas em regiões convergentes entre nós.
Quais benefícios o PMMA pode trazer ao município além da conservação da Mata Atlântica?
Os maiores benefícios que o PMMA pode trazer para Japeri são as oportunidades de com o Plano pronto buscar portas de financiamentos e oportunidades de criação de projetos integradores junto a agricultura para alavancar o turismo em áreas rurais como mais um método de auxílio aos produtores, bem como a criação de novas oportunidades.
Como você vê a Mata Atlântica em Japeri em 10 anos?
Em 10 anos, vejo a Mata Atlântica em Japeri em um grande processo de recomposição, conservando e preservando a biodiversidade presente, e dentro dos padrões legais estabelecidos pelas leis ambientais em vigor.